EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA - Uma opção com Sentido!2020-07-04

Estão a decorrer as matrículas nas escolas para o ano letivo de 2020/2021. Os pais e encarregados de educação dos alunos e, também, os alunos a partir dos 16 anos têm a possibilidade de inscrição na disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica), que é de oferta obrigatória e de escolha livre em todas as escolas do Estado. Esta disciplina de EMRC, no curriculum escolar, não se confunde com a catequese paroquial nem concorre com ela, nem a substitui. Esta Disciplina, assegurada pela Igreja Católica, oferece aos alunos, em contexto escolar, uma “sabedoria de vida”, aberta à transcendência e mobilizadora dos valores do humanismo cristão. Ela é essencial, para quem procura uma educação integral, que não descura a dimensão religiosa da pessoa e da cultura. Nas matrículas e renovação de matrícula no “Portal de Matrículas” (matrícula online), este ano, existem situações completamente novas em relação aos anos anteriores. Alertámos para estas situações inéditas no processo/renovação de matrícula. Na inscrição online, tanto para o ensino básico como para o secundário, os encarregados de educação encontram o campo onde assinalar a opção de “EMR” (Educação Moral e Religiosa), devendo, posteriormente, informar a escola, sobre qual a confissão religiosa pretendida (neste caso, católica). Os alunos com idade igual ou superior a 16 anos, que desejam frequentar a Disciplina de EMRCatólica, têm obrigatoriamente de informar a escola da sua escolha, logo após a publicação das listagens de turmas. A exigência destes procedimentos posteriores ao ato de matrícula é nova, logo toda a atenção e agilização são necessárias. Dos cerca de 22.300 alunos que frequentam a escola pública (básico e secundário) na Diocese de Viana do Castelo, 10.672 alunos fizeram a sua opção e frequentaram no ano letivo de 2019/20 a disciplina de EMRCatólica. Vem e vê! EMRC uma opção com Sentido!