2024-05-18

SOLENIDADE DE PENTECOSTES - ANO B SÍNODO 2021 - 2024 POR UMA IGREJA SINODAL

• Mensagem Semanal
  • Caros amigos:

A imagem de marca do Pentecostes é esta das línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo e poisou uma sobre cada um dos Apóstolos, com um efeito surpreendente: começaram a falar outras línguas, de modo que, entre a multidão dos povos, cada qual os ouvia falar na sua própria língua e a proclamar com desassombro as maravilhas do Senhor. Este é hoje o grande desafio da missão e da transmissão da fé: anunciarmos o Evangelho falando a linguagem de cada pessoa, de cada povo, de cada cultura, valorizando a idade e capacidade, a riqueza e originalidade, a harmonia na diversidade.
    Votos de um Santo Domingo de Pentecostes de uma semana abençoada!

• REZAR A PALAVRA

Vinde, ó santo Espírito, vinde, Amor ardente,
    acendei na terra vossa luz fulgente.

Vinde, Pai dos pobres: na dor e aflições,
    vinde encher de gozo nossos corações.

Luz de santidade, que no Céu ardeis,
    abrasai as almas dos vossos fiéis.

Sem a vossa força e favor clemente,
    nada há no homem que seja inocente.

• A NOVA LÍNGUA DIGITAL

Da língua materna à língua gestual, eis-nos perante uma nova língua emergente: a língua digital. É a língua dos chamados nativos digitais, dos que já nasceram e cresceram com as novas tecnologias. Preferem a imagem à leitura e dizem tudo num simples tweet, que não excede 140 caracteres. Ora não é fácil passar o anúncio do Evangelho por este crivo da web e das redes sociais. Mas é um grande desafio que temos pela frente, para que a linguagem antiga da fé seja sempre nova e decifrável pelo software mental dos tais nativos digitais. Este é um novo campo de missão e, por isso, os jovens são virtual e realmente os mais capazes de evangelizar outros jovens. É preciso, pois, que eles empurrem a Igreja para a frente, para remar com toda a força, nesta nova rede de navegação, que não podemos mais amainar. E aqui apetece-me suplicar como o Papa Francisco dirigindo-se aos jovens: Que o Espírito Santo vos empurre nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso entusiasmo, das vossas intuições, da vossa fé. Fazeis-nos falta! E quando chegardes onde nós ainda não chegámos, tende paciência para esperar por nós (CV 299). Esta é a nova língua, a língua digital, que se tornou também para a missão da Igreja, uma nova língua oficial. (PNSH)

Pela formação de religiosas, religiosos e seminaristas - O Vídeo do Papa - Maio 2024

<p>Carta Enc&iacute;clica sobre a Fraternidade e Amizade Social<br />
Descarregar a vers&atilde;o portuguesa (PDF) na seguinte liga&ccedil;&atilde;o:</p>

<p>&nbsp;</p>

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL "AMORIS LÆTITIA" DO SANTO PADRE FRANCISCO AOS BISPOS, AOS PRESBÍTEROS E AOS DIÁCONOS, ÀS PESSOAS CONSAGRADAS, AOS ESPOSOS CRISTÃOS E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS SOBRE O AMOR NA FAMÍLIA

Visualize neste link:

Biografia de Frei Bartolomeu dos Mártires da autoria de Frei Raul de Almeida Rolo, revista pelo P. Jorge Alves Barbosa e cuidada graficamente pelo P. Paulo Gomes.

Poderá descarregar a biografia do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires no link em baixo.

biografiafreibartolomeu.pdf